segunda-feira, 16 de novembro de 2009

III Seminário Nacional de Filosofia e Educação:

O tema será "Vida, Cultura e Diferença".

Quando? dias 18 e 20 de novembro.

Onde? UFSM

As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de novembro (dentro do limite de 420 vagas), pelo site do SENAFE http://w3.ufsm.br/senafe/




IV Seminário de Filosofia na Escola.

Ocorrerá nos dias 17 e 18 de dezembro.

Organizado pelos estagiários do curso de Filosofia da UFSM. O mesmo conta com a participação de professores de filosofia da rede pública e com a apresentação dos relatos de estágio dos estudantes do curso. As inscrições podem ser realizadas na hora ou pelo e-mail seminariofilosofia09@gmail.com, sendo que no ato de confirmação será cobrado uma taxa de R$5,00.

Um comentário:

  1. From: adpares@gmail.com - ANDRÉ PARES

    Chego e a primeira coisa que faço é ver se teu cheiro ficou ali. Não tinha pensado nisso antes. Fiz de impulso. Encosto o rosto no travesseiro. Como foi o resto do sábado, Raquel? Encontro o doce, a suavidade, o pequeno longo creme que meu nariz percorre quando te toca, ali na fronha. Sempre quero esperar um pouco (dias, meses, a vida toda) antes de escrever. E vou te confessar uma coisa: (não gosto de escrever – o faço por outros motivos, entre os quais a vaidade tem muito mais espaço que o gosto). Mas escrevo porque é no que fiquei pensando. Um calor este fim de semana.
    Então te conto duas coisas, que se pensar muito, já não escrevo mais. Desejaria dizê-las, mas com as palavras faladas tenho menos jeito ainda. Parece que estar contigo, e te ter do jeito que posso ter, me faz esquecer de lembrar da menina do colégio: é como se curasse algo. Contigo, talvez entenda o que a Letícia me diz às vezes: que se atrapalha quando está comigo, que esquece do tempo e etc. Contei.
    Mas além do calor, fiquei um pouco atrapalhado, sim. “Sempre faço mil coisas ao mesmo tempo”, mas tem umas, que preciso de calma, que preciso entender, que são muito intensas pra serem assim tão rápidas. Tu, sentada na minha cama, mesmo que seja ‘apenas’ pra te beijar a boca, os lados do pescoço e o peito, é uma coisa desse tipo: que devia levar algumas horas: tempo de ficar em volta de ti: de me aproximar, me afastar, chegar perto de novo, e voltar a ficar longe, e perto, de olhar bastante antes de tocar, de ver de canto, sem ser visto, de observar, de procurar, de fazer subir, e deixar baixar, a vontade, só pra levantá-la outra vez, de sentir o prazer de saber que se pode ter (me lembro do trecho do teu e-mail há cinco anos que dizia algo como ‘querer ter na tua cama quem escrevia aquelas palavras’). Tão atrapalhado, peguei a camiseta errada ao sair, se ela suasse podia não cheirar bem. Esqueci de te mostrar o lenço dobrado que te secou da chuva, desde aquele dia descansando na gaveta. E de apertar o play pra Adriana contar até três. Isso é curioso, é estranho, é bom, e eu espero não estar usando nenhuma palavra errada: talvez eu ache que seja viver sem estar planejando (algo que de tão difícil pra mim, eu esteja atrás há um tempo). Talvez seja uma liberdade que abra os poros: algo que sinto quando tu me toca, e quando tua voz entra nos meus ouvidos. Lamento se exagero, Raquel: talvez eu só queira querer que isso seja simples assim. Gostei muito de tu ter estado aqui: descer a lomba contigo daquele jeito: uma cumplicidade de criança, quase (se tu não ficar ofendida), ou de quem vira adulto, não sei.
    Uma moça tão curiosa quanto tu não tem nenhuma chance de ser pouco inteligente (a não ser que queira fazer esse charme); entre outras coisas, fico impressionado com a tua maneira de mudar e aceitar o que nós poderíamos chamar de ‘regras desse jogo’ (na falta de expressão melhor): essa tua impetuosidade. Sentir as tuas mãos é tão bom quanto deslizar as minhas entre teu joelho e teu short. Vou tirar o ar condicionado da tomada.
    No centro, v. ramil tocava umas músicas. É um chato como muitas coisas em porto alegre são, mas essa letra, afora a pretensa erudição, me chamou a atenção mais uma vez: talvez valha pela última estrofe.

    ResponderExcluir